sábado, 24 de agosto de 2013

A História do Jeans - Capítulo I: O começo.



Olá, meninas! Esse é o primeiríssimo capítulo da minha série "A História do Jeans", na qual pretendo contar a vocês a evolução da peça mais clássica e versátil do mundo da moda, incluindo suas variações, pessoas que a tornaram gloriosa e claro, muitas fotos para conhecerem tudo isso!



A história do jeans começou lá por 1850, na região de Nimes na França, quando Levi Strauss, um vendedor de lona e instrumentos relacionados a mineração observava seus tecidos que já não vendiam tanto (por durarem bastante e muitos já terem comprado) e se perguntou o que aconteceria se os mineradores obtivessem uma roupa mais resistente para trabalharem. Da suas lonas, Levi confeccionou as primeiras calças, inicialmente de tom marrom e o resultado foi super positivo! Como o esperado, mesmo com o trabalho manual, as roupas feitas por Levi duravam muito mais do que as que os mineradores usavam antes, e se popularizou rapidamente.



Jacob Davis, um fabricante de estribos para cavalos, sugeriu que a calça aderisse a rebites de reforço para melhor duração. Porém o grande criador e até inventor da calça Jeans fora Strauss, que registrou a peça em seu nome, e após aderir ao corante da planta Indigus (de coloração azul) criou a marca que resiste até hoje no mundo da moda, Levi's. Além disso, sua calça mais famosa foi nomeada a partir do primeiro lote da empresa, que seria o 501. Desde então os aprimoramentos não pararam, e continuam a mudar a cada dia.


Mesmo que tenha crescido e feito fama muito rápido, a calça Jeans ainda demora um pouco para sair do cenário do trabalho, e ficará para sempre no mundo da moda a partir da década de 30, que você verá no Capítulo II: a Popularização do Jeans.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Widget by LinkWithin